Metamorfose quimica

O objectivo do nosso projecto será destacar a presença da Química na Cidade, da maneira mais visível, a mudança de cor.


O nosso objectivo primário será a criação duma cápsula permeável à humidade e transparente, onde no interior será observada a alteração cromática da substância.


Construída a cápsula, será possível o objectivo final, ou seja, construir um painel onde podemos no final do nosso ano lectivo demonstrar os efeitos dos diferentes climas em algumas substâncias químicas, de forma apelativa a todos os nossos colegas e até incentivar o gosto pela química nos mesmos.







quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Indicadores de pH "Made in Pedro Nunes"

Foi no dia 15 de Dezembro que a nossa professora de Química nos deu algum tempo da aula para produzirmos um Indicador de pH.

Utilizámos um dos procedimentos indicados na wikipédia. Sendo este o:

“O indicador universal de Yamada
Para preparar 1000 mL do indicador, dissolva as seguintes quantidade em 500 mL de etanol:
Neutralize a solução (a cor verde) com hidróxido de sódio (NaOH) 0.05 M e dilua a 1000 mL com água destilada ou deionizada.”

Apesar de termos esta "receita", o nosso laboratório não possuía azul de timol em estado sólido. Mesmo assim utilizámos este em solução e seguimos o protocolo.
Também tentámos criar um indicador universal "nosso".  Continha Fenoftaleína e Vermelho de metila. Utilizámos etanol para diluir a solução e tentámos neutralizar a solução, com uma solução de NaOH. 
(O registo dos dados perdeu-se no movimento das passagens de aulas/férias, sendo então impossível saber as massas e volumes dos reagente utilizados)
O que ocorreu, colocando ambos o indicadores numa caixa de petri, mudaram drasticamente de cor, de verde cristalino para cor-de-laranja escuro opaco, e de encarnado cristalino para um cor-de-laranja opaco.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Galo Multicolor

Este é um exemplo da componente teórica do nosso projecto, posta em prática.
Aliás, este galo que muda de cor com a humidade, foi a inspiração para a realização deste projecto.
O Galo Multicolor possui na sua superfície Cloreto de Cobalto que é uma substância higroscópia.
Então, quando está presente num ambiente húmido (à beira-mar), é cor-de-rosa.
Quando o ambiente à sua volta é "seco" (casa com o ar-condicionado ligado), é azul.

Para conseguirmos tirar estas fotografias foi necessária uma certa "manipulação" no local de repouso do Galo.
Quando o deixamos em casa, observamos que quando o ambiente está húmido, o galo está cor-de-rosa, ou seja, na rua chove ou ameaça o mesmo acontecimento.