Metamorfose quimica

O objectivo do nosso projecto será destacar a presença da Química na Cidade, da maneira mais visível, a mudança de cor.


O nosso objectivo primário será a criação duma cápsula permeável à humidade e transparente, onde no interior será observada a alteração cromática da substância.


Construída a cápsula, será possível o objectivo final, ou seja, construir um painel onde podemos no final do nosso ano lectivo demonstrar os efeitos dos diferentes climas em algumas substâncias químicas, de forma apelativa a todos os nossos colegas e até incentivar o gosto pela química nos mesmos.







quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Divulgação do Projecto

No dia 29 de Outubro fomos convidados por uma professora de Filosofia, do nosso liceu, Pedro Nunes, para apresentar o projecto a uma turma de 10º ano.
Tal como nós, os alunos são da área de Ciências e Tecnologias, portanto o objectivo principal desta experiência foi mostrar o que os alunos do 10º ano  poderão fazer no 12º ano.
Com a nossa pequena apresentação do projecto, conseguimos, não só interessar os nossos colegas pelo trabalho, mas também preparar-nos para apresentações futuras.
O balanço foi bastante positivo já que, após a apresentação, os alunos mostraram grande disponibilidade em ajudar e até, passado um mês da apresentação ainda nos perguntam pelo projecto, mostrando vontade de ajudar.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Substâncias Higroscopicas

  • Sulfato de Cobre

    • CuSO4 (s) + 5H2O (l) <--> CuSO4.5H2O (aq)

      Esta reacção envolve o Sulfato de Cobre anidro, branco, que ao reagir com a água, origina CuSO4.5H2O, azul turquesa.





  • Cloreto de Cobre (II) 
    • CuCl2 (s) + H2O (l) <--> CuCl2H2O (aq)
 Esta reacção envolve o Cloreto de Cobre, amarelo acastanhado, que ao
 reagir com a água, origina CuCl2H2O, azul esverdeado.




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Química na Cidade

    O objectivo do nosso projecto será destacar a omnipresença da Química na Cidade, da maneira mais visível, a mudança de cor.
    Queremos criar essa mudança de cor no Espaço Público (as ruas, esplanadas, …), a partir da variação cromática das substâncias químicas que vai ser provocada pelas alterações climáticas, como a humidade, a temperatura e a luminosidade.
   O nosso objectivo para a fase inicial do projecto será a criação duma cápsula permeável á humidade e transparente, onde no seu interior será observada a alteração cromática da substância.
    Construída a cápsula, será possível a execução do produto final, um painel com os recipientes distribuídos de forma a proporcionar efeito visual de fachada. Assim, no final do nosso ano lectivo conseguiremos demonstrar que a Química pode oferecer novas formas de estudo, mais apelativas e interessantes do que os preconceitos mostram.